Ads  

O aplicativo do Bolsa Família é um recurso bastante interessante para quem quer mais comodidade.

Nele, é possível ter acesso a diversas ferramentas que facilitam o dia a dia dos beneficiários do programa, permitindo que eles possam fazer diversas movimentações e muito mais.

Se você quer saber mais sobre o aplicativo do Bolsa Família e sobre o benefício, continue essa leitura.

Veja também:
Aplicativo para controlar glicose – Veja como funciona!
Melhores aplicativos para identificar plantas – Confira!
Aplicativos para envelhecer nas fotos: veja os melhores!

  Ads  

Sobre o Aplicativo do Bolsa Família

Na semana passada, a Caixa Econômica Federal lançou uma nova versão do aplicativo doBolsa Família. Por meio do aplicativo, o beneficiário pode visualizar o calendário do Bolsa Família para o ano de 2021, bem como demais parcelas emitidas em meses anteriores e visualizar extratos de pagamento detalhados.

Agora, com a nova atualização o aplicativo do Bolsa Família já é possível acessar o aplicativo Bolsa Família por meio do CPF e da senha do aplicativo Caixa.


Veja também:


Outra função do aplicativo é fornecer consulta aos beneficiários que recebem  temporariamente o atendimento emergencial, que podem verificar o status dos benefícios diretamente no aplicativo.

A Caixa frisou que a informação disponibilizada se refere aos últimos 12 anos, sendo que a aplicação permite também ao beneficiário esclarecer dúvidas.

Segundo a Caixa, a nova versão do aplicativo Bolsa Família já foi baixada mais de 200 mil vezes. Veja abaixo o método de download.

Como saber se fui aceito no programa?

Após ingressar no Cadastro Único, o cidadão pode saber se foi aprovado para receber o Bolsa Família por meio de uma carta enviada pelo Ministério da Cidadania.

Caso não receba esse documento, o cidadão pode encontrar a secretaria responsável pelo programa em sua cidade, ou seja, o CRAS (CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL) ou outra secretaria da Prefeitura – ou ligar para o Serviço Caixa ao Cidadão no telefone 0800 726 0207.

Para evitar o bloqueio dos benefícios do Bolsa Família, os candidatos devem sempre manter um status de registro atualizado.

  Ads  

Isso significa que o responsável pela família – a pessoa cadastrada no CRAS – atualiza constantemente o endereço, telefone de contato, renda ou qualquer alteração no grupo familiar, seja por nascimento ou falecimento de pessoa, casamento, separação, adoção, etc.

Se não houver alteração, o registro deve ser renovado a cada dois anos.

Como fazer o download do aplicativo e acessar minha conta?

Em primeiro lugar, para fazer o download do aplicativo do Bolsa Família, você deve acessar a loja de apps do seu celular, seja APP STORE para celulares que utilizam o sistema operacional iOS e Play Store para aqueles que utilizam o sistema operacional Android.

Após baixar o aplicativo, basta preencher o número da caixa de previdência e a senha para consultar os benefícios. A senha de acesso ao aplicativo Bolsa Família é a mesma usada em outros aplicativos da Caixa, como FGTS, Loterias e Caixa Trabalhador.

Caso o beneficiário tenha se cadastrado e tenha esquecido a senha, pode informar o número da caixa de previdência e clicar na opção “recuperar senha”. Para outras informações, ligue para 0800-726-0207.

Aplicativo disponível na Google Play e Apple Store

Como participar do programa?

Para obter o Bolsa Família, a família deve estar cadastrada no Cadastro Único de Projetos Sociais do Governo Federal. Portanto, o responsável pela família deve se cadastrar no CRAS da cidade onde se encontra.

Primeiro, cadastre-se no sistema do programa. Em seguida, o Ministério da Cidadania analisa cada caso e seleciona as famílias que podem receber os benefícios.

Por fim, a família aprovada entra no calendário de pagamentos e passa a receber o valor a cada mês.

Quais são os benefícios do novo auxílio?

O novo Bolsa Família, proposto elo atual Governo, terá agregado alguns novos benefícios para serem oferecidos aos seus destinatários, conforme o perfil de cada um deles.

O primeiro deles é o auxílio inclusão produtiva rural e urbana, que é voltado exclusivamente para os agricultores e demais pessoas inscritas no novo Bolsa Família.

  Ads  

Além disso, há também o benefício da Primeira Infância, que é destinado principalmente para as famílias que tem crianças com idade de zero até os 3 anos de idade. Ele permite inclusive acesso ao aplicativo do Bolsa Família.

Já o auxílio criança cidadã é um benefício cujo principal objetivo é garantir para as crianças menores de 4 anos o acesso a creches públicas e demais instituições de ensino voltadas a elas.

O benefício composição familiar também é voltado para as famílias que possuem em sua composição, mulheres que estejam em fase de gestação e membros com até 21 anos.

Já o benefício Bolsa Iniciação Científica Júnior é voltado para os estudantes que conseguem um destaque nas competições científicas e acadêmicas.

O auxílio esporte escolar é aquele destinado aos estudantes com idades entre 12 e 17 anos, que conseguem se destacar nos jogos das escolas.

Em penúltimo lugar, temos o benefício de superação da extrema pobreza, voltado principalmente às famílias que continuam em situação delicada de pobreza, ainda que estejam recebendo o Novo Bolsa Família.

Por fim, tempos o benefício compensatório de transição, voltado principalmente aos antigos beneficiários do bolsa família, mas que perderam parte do valor que era recebido graças a transição ao novo Bolsa Família.

Todos eles podem ser acessados através do aplicativo do Bolsa Família.

Requisitos para participar do programa

A seguir, separamos os principais requisitos para fazer parte do Bolsa Família e ter acesso ao aplicativo do Bolsa Família, são eles:

  • Em primeiro lugar, os beneficiários do programa devem garantir que seus filhos tenham pelo menos 85% de rendimento escolar, para aqueles com 6 a 15 anos e no mínimo 75% para aqueles que tem entre 16 e 17 anos de idade;
  • É necessário também que as mães compareçam a todas as consultas referentes ao seu pré-natal, de acordo com o calendário estipulado pelo MS (Ministério da Saúde);
  • É necessária a participação em todas as atividades educativas ofertadas pelo MS, que dizem respeito ao aleitamento materno, bem como a alimentação saudável das crianças (para as mães que estão na fase de amamentação);
  • Manter o cartão de vacinação de crianças de 0 a 7 anos em dias; e
  • Realizar um acompanhamento dos programas de saúde da mulher, para aquelas que estejam na faixa de 14 até 44 anos de idade.

Se caso o beneficiário vier a ter o seu benefício bloqueado, é necessário que ele procure pelo setor responsável no local em que ele fez a inscrição, de modo que eles possam verificar a situação do benefício.

  Ads